Consórcio de imóvel – Nine Soluções
 

O que é o consórcio de imóvel?


Conheça mais sobre a modalidade de crédito que mais cresce entre os brasileiros!

Para entender o que é um consórcio de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, mas nenhuma delas tem a quantia necessária em mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores iguais, essas pessoas conseguem comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Para decidir quem fica com o imóvel da vez, são feitos sorteios entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo mais cedo ou mais tarde.

A responsabilidade por organizar e gerenciar os grupos é da empresa administradora de consórcios, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido. Ela também tem o papel de organizar as assembleias mensais, momentos em que ocorrem as contemplações e são passadas informações do interesse dos participantes.

Em resumo: ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo com a finalidade de formar uma espécie de poupança coletiva, um autofinanciamento destinado à compra de um bem previamente definido.

Na prática, existem ainda mais algumas características importantes que você deve conhecer antes de resolver fechar negócio.